Amarildo Silva

Release – Amarildo Silva

Natural de Raul Soares, interior de Minas Gerais, AMARILDO SILVA , desde muito cedo já despertava seu interesse pela música e pela poesia. Aos 12 anos escreveu seu primeiro poema. Se inspirava muito nos poetas brasileiros da fase romântica, que conheceru através de uma Antologia Poética que ganhou de sua irmã mais velha, chamada ANTOLOGIA DOS POETAS BRASILEIROS DA FASE ROMÂNTICA, organizada por Manuel Bandeira.
Seu contato com o avô materno, tocador de viola caipira, despertou seu interesse pela música e aos 15 anos já começava a compor suas primeiras canções. Aos 20 anos, se mudou para o Rio de Janeiro, onde fez contato com outros poetas e músicos, que mais tarde viriam a ser seus parceiros, tocando em festivais em várias cidades do Rio e de Minas Gerais. Na mesma época, começou  a tocar profissionalmentenas casas noturnas da cidade maravilhosa.
Em 1995, lançou seu primeiro CD solo, “RIOS AFLUENTES”, somente com canções inéditas. O lançamento no Teatro Rival-RJ foi um sucesso. Em 1997, fez seu segundo CD solo, “ESTAÇÃO”, com músicas próprias e uma releitura da canção de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, NADA SERÁ COMO ANTES. Esse Cd ampliou seu horizonte musical para além do eixo Rio-Minas, fazendo shows por diversas capitais do país.
Em 1998, participou de uma cooperativa de músicos, que ficou conhecida como os “Sem Mídia”, fazendo shows em praças e bares do Rio de Janeiro. Desse movimento, surgiu o grupo Cambada Mineira, montado juntamente com seu amigo e parceiro João Francisco Neves, no qual trabalha até hoje. O grupo já gravou 5 CDs, 01 DVD e já percorreu todo o país com seu show Cambada Canta Minas.
Em 2004, nos intervalos dos shows do Cambada, gravou seu terceiro CD solo,VIREGEM SERTÃOI ROSEANO, baeado na obra de JOão Guimarães Rosa, que teve ótima repercussão na crítica especializada e muito elogiado por nomes importantes da música brasileira, como Márcio Borges, Fernando Brant e Milton Nascimento.
Atualmente, além do seu projeto solo e dos compromissos com o Cambada Mineira, ainda paraticipa de um outro projeto chamado CAFÉ CONCERTO LITERÁRIO, juntamente com a Escritora e filósofa Dilia Gouveia, juntando literatura e música. Esse projeto tem acontecido na cidade de Niterói.

 

admin